Eclipse - External Tools


O objetivo deste post é apresentar uma ferramenta presente na IDE Eclipse, conhecida como External Tool. Essa ferramenta encontra-se disponível também nas IDEs baseadas no eclipse como RAD, WSAD, MyEclipse, etc.

A External Tool tem como objetivo chamar outros programas presentes no sistema operacional do usuário. Isso pode ser utilizados de diversas formas, por exemplo, abrir o prompt de comando do sistema operacional já apontando para o diretório específico onde o desenvolvedor quer trabalhar ou abrir o diretório onde estão os arquivos do projeto (no caso do windows, abrir um diretório com o windows explorer) ou abrir um arquivo HTML em um editor de texto externo a IDE com o Notepad++ (editor muito popular para desenvolvedores que utilizam o windows como SO).

Será apresentado neste post como utilizar essa ferramenta para abrir o prompt de comando nos sistemas operacionais Windows, Linux e OSX, utilizando o diretório do workspace como diretório base de trabalho do prompt.

Para acionar a ferramenta selecione o menu "Run" > "External Tools" > "External Tools Configurations" ou clique no ícone "Run" e selecione em seguida "External Tools Configurations".

A figura abaixo apresenta as duas formas de acionar a ferramenta.

fig. 02
fig. 01











Será apresentada a tela para o gerenciamento de chamadas a ferramentas externas, clique no botão "New Lunch Configuration" como mostra a figura à seguir.

fig. 03
Será apresentada a tela para preenchimento das instruções, como mostra a figura à seguir, preencha-as como indicado abaixo e clique no botão "Apply".

fig. 04
No Windows

Campo Name: console
Campo Location: ${env_var:SystemRoot}\explorer.exe
Campo Argumens: ${workspace_loc}



No Linux
    Name: console
    Location: /usr/bin/nautilus
    Arguments${workspace_loc}



    No OSX

    Name: console
    Location: /usr/bin/open
    Working Directory: ${workspace_loc}
    Argumens: -a /Applications/Utilities/Terminal.app ${workspace_loc}

    Clique em seguida no botão "Run" para verificar o funcionamento. Para utilizar novamente o recurso configurado siga os passos apresentados nas imagens (fig.01 e fig. 02) e ao invés de selecionar o menu "External Configuration Tools" selecione o menu "console". 

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário