Importando e Exportando WebSphere Profiles


O objetivo deste post é apresentar aos desenvolvedores de aplicações Web/Java que é possível exportar e importar configurações de servidores IBM WebSphere para servidores IBM WebSphere em outras máquinas evitando assim o trabalho de configuração de cada uma delas.

Quando realizamos o processo de deploy de um EAR ou WAR em um servidor IBM WebSphere, o fazemos em um área conhecida com profile. A grosso modo podemos fazer a seguinte analogia, a instalação do IBM WebSphere pode ser vista com uma classe e o profile uma instância dessa classe, seguindo essa analogia é possível ter várias instâncias da instalação do IBM WebSphere, sendo cada uma delas um servidor de aplicações independente podendo inclusive estar rodando ao mesmo tempo.
Sendo cada profile um servidor de aplicação, em cada um deles é possível configurar provedores de dados JDBC, provedores de envio de email, acesso ao disco rígido da máquina onde o mesmo esta instalado, enfim é possível configurar todos os recursos de um servidor de aplicações J2EE.

Como todo desenvolvedor de aplicações J2EE sabe, o processo de configuração de um servidor de aplicação pode ser muito lento e cansativo, contudo, o IBM WebSphere possibilita a exportação/importação de profiles entre as instalações de servidores IBM WebSphere.

Abaixo iremos apresentar um passo a passo, via linha de comando, para realização do processo de exportação de um profile em uma máquina para importação do mesmo em outra máquina.

O processo abaixo é apresentado em uma máquina com sistema operacional Windows XP, RAD 7 e WebSphere 6.1, contudo, não devem existir diferenças significativas com o RAD 7.5 e WebSphere 7.

Navegue até o diretório base do profile que deseja exportar. Tal diretório pode ser encontrado em: <Diretório de instalação do RAD>\<IBM WebSphere ID>\profiles\<Profile Name>\bin. Neste tutorial iremos trabalhar com o diretório no qual o RAD esta instalado no meu computador pessoal (C:\IBM\SDP\runtimes\base_v61\profiles\was61profile1\bin) onde C:\IBM\SDP\runtimes corresponde a variável <Diretório de instalação do RAD>, base_v61 corresponde a variável <IBM WebSphere ID> e was61profile1 corresponde a variável <Profile Name>.

Exportação do Profile

Execute os seguintes comando no prompt do windows:

cd "c:\IBM\SDP\runtimes\base_v61\profiles\was61profile1\bin"

startServer.bat server1 (server1 é o nome default do application server associado a um profile)

Após a execução com sucesso desse execute o seguinte comando:

wsadmin.bat

O prompt de comando será apresentado da seguinte forma:

wsadmin>


Digite o comando abaixo, seguido do comando quit para finalizar o processo de exportação do profile.

$AdminTask exportWasprofile {-archive c:\profile.car}

Essa execução resultará na criação do arquivo profile.car na unidade c:/ do windows, onde esse arquivo contem os dados do profile para importação em outro WebSphere.


Importação de Profile

Execute os seguintes comando no prompt do windows:

cd "c:\IBM\SDP\runtimes\base_v61\profiles\was61profile2\bin"

startServer.bat server1 (server1 é o nome default do application server associado a um profile)

Após a execução com sucesso desse execute o seguinte comando:

wsadmin.bat

O prompt de comando será apresentado da seguinte forma:

wsadmin>

Execute o comando abaixo para importar o profile:

$AdminTask importWasprofile {-archive c:\profile.car}

Execute o comando abaixo para salvar a alteração e em seguida o comando quit para finalizar o processo.

$AdminConfig save


Após a execução do comando $quit o servidor esta pronto para ser usado com as novas configurações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário