sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Preparando Aplicações ADF Fusion com Oracle JDeveloper 12c para Glashfish 3.1.2

Objetivo

O objetivo deste tutorial é apresentar passo a passo o necessário para criar uma aplicação ADF Fusion no Oracle JDeveloper 12c para o servidor de aplicação Glassfish 3.1.2.
Requisitos

Necessário ter o Glassfish 3.1.2 instalado e configurado para utilização de aplicação com ADF Framework.

Criando aplicação de Teste

Abra o JDeveloper e selecione o menu File > New > Application para criar uma nova aplicação. Siga o passo a passo das Figuras 1 a 6 para criar um projeto ADF Fusion.





Figura 1 - Criando aplicação ADF Fusion


Figura 2 - Definindo nome da aplicação

Figura 3 - Definindo projeto camada de dados


Figura 4 - Definindo projeto camada de dados


Figura 5 - Definindo projeto web (front end)


Figura 6 - Definindo projeto web (front web)
Após a criação do projeto utilizando o assistente do JDeveloper, crie a conexão com o banco de dados. Neste tutorial estamos utilizando o HR Schema disponibilizado pela própria Oracle para estudo do ADF framework.
Veja Figura 7 para entender como configurar a conexão.
Figura 7 - Criando conexão com banco de dados
Caso a aba Databases não esteja disponível acesse o menu Window > Database > Databases. Observe que na Figura 7 a conexão HRConn-DSV aparece de baixo do projeto AppTestJeeAdfGlassfish. Após criar a conexão clique e arraste a mesma para o projeto AppTestJeeAdfGlassfish, associando assim o projeto a conexão recém criada.
Uma vez que o projeto estiver associado à conexão com banco de dados crie a entidade Employee conforme o passo a passo das Figuras 8 a 11.
Figura 8 - Identificando as tabelas do banco de dados



Figura 9 - Escolhendo tabelas


Figura 10 - Criando modulo de controle da entidade
Uma vez finalizado este processo serão criados os arquivos referentes à entidade Employee e também o Data Control AppModuleDataControl que será usado posteriormente para gerar o formulário de manutenção dos dados da entidade Employee.
Nota
Verifique a sessão Data Controls para verificar a existência do AppModuleDataControl, caso  o mesmo não apareça utilize a ícone refresh.


Para finalizar, abra o arquivo AppModule do pacote module no projeto Model e altere o valor do JDNI para jdbc/HRConn-DSVDS conforme apresentado na Figura 11 e na Figura 12.
Figura 11 - Alterando valor do recurso JDBC
Figura 12 - Alterando valor do recurso JDBC


Clique com o botão direito no projeto Web e acesse o menu New > Page. Crie a pagina index.jspx conforme a Figura 13.
Figura 13 - Criando welcome page
Abra o arquivo web.xml e configure a tag welcome-file-list para faces/index.jspx. Faça isso editando diretamente o conteúdo do arquivo ou utilizando a sessão Pages da visualização overview conforme Figura 14.
Figura 14 - Configurando welcome page
Conforme a Figura 15 acesse a sessão Data Controls da aba Applications, selecione EmployeeView1 e arreste para o arquivo index.jspx e então clique em ADF Form.
Figura 15 - Criando ADF Form
Monte o formulário conforme a Figura 16. Verifique a Figura 17 para conferir o resultado.
Figura 16 - Configurando formulário
Figura 17 - Formulário criado


Configurando a aplicação para deploy no Glassfish


Clique com o botão direito no projeto Model > Project Properties e então acesse a sessão Deployment e remova o profile AppTestJeeAdfGlassfish_Project_adflib conforme Figura 18.
Figura 18 - Configurando projeto Model
Clique com o botão direito no projeto Web > Project Properties e então acesse a sessão Deployment. Selecione o profile AppTestJeeAdfGlassfish_Project1_webapp (Web Module) clique no botão Edit e altere a propriedade Default Plataform para Glassfish 3.1 conforme Figura 19.
Figura 19 - Alterando Default Plataform
Nota
Alterar a propriedade Default Plataform para Glassfish 3.1 faz com que o JDeveloper crie o arquivo glassfish-web.xml seja gerado no momento de empacotar o projeto em um arquivo WAR.


Acesse o menu Application > Application Properties e então acesse a sessão Deployment. Selecione o profile AppTestJeeAdfGlassfish_Project1_AppTestJeeAdfGlassfish (Application Module) e clique no botão Edit. Altere a propriedade Default Plataform para Glassfish 3.1 do mesmo modo realizado no projeto Web.
Marque os profiles dos projetos Model e Web conforme Figura 20.
Figura 20 - Selecionado deployment profiles
Desmarque o arquivo weblogic-application.xml na sessão File Groups conforme Figura 21.


Figura 21 - Remover weblogic-application.xml
Para gerar o EAR acesse o menu Application > Deploy > AppTestJeeAdfGlassfish_Project1_AppTestJeeAdfGlassfish... e então selecione Deploy to EAR e clique no botão Finish conforme Figura 22.


Figura 22 - Gerando EAR
O EAR AppTestJeeAdfGlassfish_Project1_AppTestJeeAdfGlassfish.ear será gerado no diretório deploy dentro do diretório da aplicação.


Configurando JDBC Data Source no Glassfish


Antes de realizar o deploy do EAR no servidor é necessário configurar a conexão com o banco de dados.
Acesse o console administrativo (provavelmente no endereço https://localhost:4848/), e no menu Commom Tasks > Resources > JDBC Connection Pools clique no botão New e preencha as conforme a Figuras 23 e 24.
Figura 23 - Configurando conexão JDBC


Figura 24 - Configurando conexão JDBC
Na sessão Additional Properties configure as propriedades da conexão conforme Figura 25.
Figura 25 - Configurando propriedades da conexão
Para finalizar é necessário configurar um JBDC Resource para a conexão HRConn-DSV. Acesse o menu Commom Tasks > Resources > JDBC Resources clique em New e preencha as conforme a Figura 26.
Figura 26 - Configuração JDBC Resource



Realizando deploy do EAR no Glassfish
Acesse o console administrativo novamente e selecione a ação Deploy an Application conforme Figura 27.
Figura 27 - Realizar deploy
Selecione o arquivo EAR e faça o deploy conforme Figura 28.
Figura 28 - Escolhendo arquivo EAR
Após o deploy vá até o detalhamento da aplicação conforme Figura 29.
Figura 29 - Selecionado detalhamento da aplicação
Clique no link Lunch como apresentado na Figura 30 para ir até página de acesso dos links da aplicação. Na aba Descriptor serão apresentados os arquivos application.xml, web.xml e glassfish-web.xml gerados automaticamente para o deploy no Glasshfish conforme as configuração realizadas no JDeveloper.
Figura 30 - Acessando links de acesso à aplicação
No navegador deve ser apresentada uma página conforme a Figura 31. Clique em qualquer um dos links para acessar a aplicação.


Figura 31 - Acessando aplicação


That is all folks!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário